domingo, 13 de novembro de 2011

Eco-Architecture

Este estilo de arquitectura tem despertado o meu interesse ultimamente, tenho ficado fascinado com este conceito. Desde sempre pensava que os edifícios ligados ao meio natural era uma boa resposta para a civilização do futuro, não podemos construir para anular a natureza, temos de construir para aproveitar o que a natureza oferece e jogar com os seus elementos quer na funcionalidade, quer na estética para criar a obra. Olho para a Eco-Architecture como eu boa resposta para o futuro e um excelente conceito para desenvolver.
Poderia ser uma óptima ideia para explorar nos Açores com as nossa paisagens, relevo e recursos. 



Alguns sites com projectos:
http://www.trendir.com/house-design/modern-eco-architecture-sustainable-home-in-ca-is-off-the-grid.html
http://vi.sualize.us/urbanarbolismo/arquitectura/?waterflow&page=14
http://www.arqhys.com/construcciones/ecoarquitectura.html

Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=wz8Ra9wUNTw&feature=related (Sustainable Architecture)







quinta-feira, 10 de novembro de 2011









Forma 1 - Tentei explorar o movimento de dentro para fora usando diferentes tamanhos de quadrados.






Forma 2 - Tentei criar uma forma em que o peso no lado inferior direito fosse compensado pela linha de quadrados no lado superior esquerdo.






Forma 3 - Neste tentei tirar o peso do meio, usando uma ligação para os cantos inferior direito e superior esquerdo.




Forma 4 - Na mesma linha de pensamento da forma anterior.





Forma 5 - Comecei uma nova linha de pensamento em que tentei criar um composição pesada e com movimento. 





Forma 6 - Na mesma linha de pensamento mas neste o branco é a cor dominante tornando assim a composição mais leve.  







Forma 7 - Comecei uma nova linha de pensamento, nesta mostro que com apenas dois rectângulos pretos sobre um tela branca podemos criar uma composição que mostra algo, neste caso o peso, usando a linha no meio para criar um ponto de equilíbrio em relação ao resto. 



Forma 8 - Na mesma linha de pensamento mas explorando outro objectivo.



Marcel Duchamp


Nu descendo a escada


LHOOQ


R.Mutt


Roda da bicicleta 

Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a 28 de julho de 1887, e morreu em Nova York, EUA, em 2 de outubro de 1968. Irmão do pintor Jacques Villon e do escultor Raymond Duchamp-Villon. Frequentou em Paris a Academie Julian, onde pinta quadros impressionistas, segundo ele, "só para ver como eles faziam isso".

Duchamp é um dos artistas que eu mais admiro pois deixou em enorme legado, dadaísmo, expressionismo abstracto, arte conceptual e surrealismo fazem partes do seu progresso enquanto artista, mas o ready made possivelmente é o aspecto mais marcante do seu legado "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ready_made"

Sites:

Videos:

Kotaro Ide


Shell House


Shell House


Shell House


Não encontrei muita informação sobre este arquitecto mas como adorei esta casa feita por ele achei relevante meter no meu blog, este é um das obras que eu mais gosto na arquitectura pois possui tudo o que eu gosto de ver no obras de arquitectura, estética, funcionalidade, forte ligação com a natureza e muita luz natural.

Kotaro Ide acredita que a arquitectura é um arma para melhorar a qualidade vida das pessoas, deve ser esse o seu propósito. 

 http://www.architecturenewsplus.com/profiles/74 alguma informação sobre o arquitecto.

Como tive uma grande dificuldade em tirar informação sobre este arquitecto acabei por encontrar alguns sites durante a pesquisa a falar sobre a arquitectura virada para a natureza. http://www.crazyjunkyard.com/tag/tree-house/ 

Oscar Niemeyer

Congresso Nacional, Brasília


Museu Oscar Niemeyer, Curitiba.


Museu de Arte Contemporânea de Niterói.



http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Niemeyer.htm é um site simples que informa o básico sobre Oscar Niemeyer e sobre uma obra sua, Catedral Metropolitana.

http://portalpopular.blogspot.com/2010/12/oscar-niemeyer-um-grande-homem-faz-hoje.html podemos ver  algumas das suas obras.

Este é um arquitecto que eu admiro bastante, gosto muito do seu sentido estético no que diz respeito a relacionar as formas, mas o que eu mais admiro na sua vasta obra é a versatilidade, pois podemos ver que de projecto para projecto aborda as coisas de maneira diferente.

Prémios relevantes:
- Prémio Pritzker 1988
- Medalha de ouro do RIBA 1998